Mittwoch, 10. Oktober 2012

Aprenda Alemão OUVINDO ! ! !

Como aprender ALEMÃO ou qualquer outro Idioma?

Há uns 7 anos tive a oportunidade de conhecer um professor de Inglês nativo e graças as informações que ele me passou e que sigo até hoje eu pude aprender e desenvolver o Idioma Inglês sozinho. Não falo fluente pois acredito que para falar fluente ( na minha opnião...) é preciso morar em um lugar que fale Inglês e conviver com   situações do dia-a-dia diariamente.
Certa vez ele me disse: Se você realmente quer aprender Inglês ou qualquer outro Idioma só há 2 formas: Ou você vive o Idioma dia-a-dia nem que seja 15 minutos por dia, ou você vá morar em um país onde o Idioma oficial seja o Inglês. Sendo assim ele me perguntou: O que você prefere? Eu respondi: Eu prefiro morar fora mas não tenho condições agora, então o que me resta é a segunda opção, viver o Idioma dia-a-dia nem que seja 15 minutos por dia.
Então ele me disse: Como você escolheu a segunda opção você só aprenderá de uma forma, as escolas de Idiomas aqui no Brasil ensinam de uma forma errada, e por isso os alunos ficam anos e anos e saem das escolas achando que sabem tudo e '' entendem'' tudo. Mas quando vão viajar pra fora, descobrem que o negócio é mais embaixo. A pior dificuldade é de entender o Idioma, o susto é tão grande que os alunos se perguntam... ( Durante esses dois, três, quatro, ou cinco anos e nada? Cheguei a conclusão que não aprendi nada!). Ele então me disse que se eu quisesse mesmo aprender de fato o Inglês eu teria que primeiramente aprender a ouvir o Idioma, mesmo que eu não entendesse nada. Pois o meu ouvido teria que se acostumar com os sons e as palavras... E disse mais: Quando uma criança tem mais ou menos  uns 2 anos, por que ela já consegue falar quase que tudo dentro de um contexto de uma criança? Eu respondi: Porque a criança passou desde quando nasceu até os 2 anos ouvindo, ouvindo sua mãe, seu pai, seus tios e tias, e ouvindo cada coisa (risos)... Ele disse então: Correto! Você só vai aprender a partir do momento em que você passar a ouvir, ouvir o quanto você puder, pois através deste método você vai se acostumar com a Língua e passar a entendê-la  mais e mais com o passar dos dias, mas você precisa fazer isso diariamente, nem que seja por 15 minutos. E foi assim que pude aprender Inglês e diante deste conselho me passado a uns 7 anos resolvi fazer isso com o Alemão também! tento ouvir todos os dias algo, e as vezes até durmo ouvindo livros (Audiobooks) e textos em Alemão e isso vem me ajudando muito! Então as regras são:

1a ( Ouvir, não importa o que, pelo menos 15 minutos por dia ).

2a ( Somente depois de ouvir vá atrás do texto sobre o que está ouvindo ).

3a ( Depois de ler o texto, tente pronunciá-lo, pois assim você vai treinar sua pronúncia ).

4a ( Depois de ouvir, ler e pronunciar o texto, ai sim você vai entrar com a parte escrita.
Tente ouvir ''dando pausa'' e escrever sem ler o texto, pois é um ótimo método ).

5a ( Nunca traduzir nada para o Português, seja na mente ou no papel, mas como não é possível fazer isso 100%  faça então 99% ok! ).

Talvez você possa discordar desse método ou achar que não funciona, mas comigo funciona e está funcionando até hoje. Por isso se você é persistente e realmente deseja aprender Alemão... OUÇA TUDO o que você puder ouvir em Alemão, mesmo que não esteja entendendo nada!

Bons estudos à todos!

1 Kommentar:

  1. ch liebte Ihrem Blog. Ich habe die deutsche Staatsangehörigkeit und ich einige Dinge auf Deutsch, die ich von meiner Oma gelernt, wissen bereits. Ihr Blog ist zu beglückwünschen.

    AntwortenLöschen